O que é?


Blog desenvolvido na disciplina de Comunicação e Tecnologia (COM104), ministrada no curso de Comunicação Social da Faculdade de Comunicação da UFBA, o “Boataria” tem como objeto de estudo a criação e circulação de informações falsas nas redes.
É fato que boatos e mentiras existem desde sempre, mas com a democratização do acesso à rede mundial de computadores e o surgimento de novos dispositivos e aplicativos de comunicação, os boatos tomam proporções muito maiores e tornam-se onipresentes. Checando seu feed de notícias do Facebook, ou a conversa de algum grupo do Whatsapp, eles estarão lá, em forma de correntes ou até mesmo de postagens em (falsos) sites noticiosos.
A ideia de abordar o tema veio da inquietação causada pela disseminação generalizada de conteúdos dessa natureza. A maioria das pessoas compartilha essas informações sem qualquer verificação a respeito da veracidade dos fatos. Mesmo que por muitas vezes absurdas, tais informações surpreendentemente não despertam a desconfiança da maioria dos leitores e continuam sendo replicadas.
Por que as pessoas não param pra pensar? Por que há quem crie esses boatos? Quais as motivações dos produtores e reprodutores de informação falsa? O tema é amplo, e por isso merece ser estudado, analisado, compreendido à luz da teoria e da sua própria realidade.

0 comentários:

Postar um comentário